Por que alguns celulares mudaram para o horário de verão no dia errado?

Por que alguns celulares mudaram para o horário de verão no dia errado?

Muitas pessoas acordaram neste domingo (21) com o celular adiantado em uma hora, duas semanas antes da data marcada para o horário de verão brasileiro, que começa no dia 4 de novembro. O blog Segurança Digital investigou o problema e os indícios apontam para um arquivo desatualizado.

Mas não se trata apenas da falta de atualização por parte do dono de aparelho. Mesmo quem está com um telefone recente e atualizado teve problemas, porque alguns fabricantes de celulares com Android não repassaram as atualizações da tabela que define o início e o término dos horários de verão. Quem usa um aparelho mais antigo ou que não recebeu atualizações desde janeiro certamente sofreu com a mudança do horário.

Apesar das semelhanças, o caso é diferente do que ocorreu com os clientes da operadora TIM na segunda-feira. O problema deste domingo pode ter atingido inclusive dispositivos que não se conectam à rede celular, como tablets e Android TV.

Mais detalhes sobre o problema
Para manter o horário do celular ou tablet atualizado, são usadas múltiplas fontes. Quando disponível, o sistema recorre ao NITZ, o horário informado pela torre (rede) do celular. O NITZ também transmite informações sobre fuso horário. Foi um fuso horário incorreto no NITZ que causou o problema para clientes da TIM no dia 15.

Quando o NITZ não está disponível, o sistema pode usar um serviço chamado NTP. O NTP, apesar de sincronizar o relógio, não traz informações sobre o fuso horário. Nesses casos, o fuso horário é exclusivamente determinado por uma tabela conhecida como "TZ".

A TZ pode entrar em ação mesmo que o NITZ esteja em uso, porque ela é muito mais abrangente. Ela informa ao sistema todas as datas em que é preciso atualizar o horário, em cada país e região, e ainda tem dados históricos para que datas apareçam corretamente em calendários e planilhas. Quando necessário, há informações até para anos específicos para se adequar às mudanças nas regras.

O fuso horário atualizado do Brasil só consta TZ desde o dia 12 de janeiro, porque o horário de verão em novembro foi oficializado pelo governo no decreto 9.242, de 15 de dezembro de 2017.

Por isso, todos os celulares que possuem uma tabela TZ de 2017 ou anterior ainda obedecem à regra antiga: o fuso horário começava no terceiro domingo de outubro, que é este dia 21.

Não existe uma regra para a atualização da tabela TZ. O blog Segurança Digital verificou que um telefone mais atualizado (com Android 8 e patch de segurança de setembro) tinha uma TZ de março de 2017, enquanto outro aparelho, com Android 8 e patch de junho, tinha uma TZ de maio de 2018.

Como corrigir o problema?
Em celulares, que recebem o fuso horário da rede celular (NITZ), o problema pode ser corrigido reiniciando o aparelho. Isso obriga o celular a obter informações atualizadas da rede celular, que vão se sobrepor à configuração interna do aparelho (se esse recurso estiver ativo).

Se isso não for possível ou não resolver o problema, a solução é mudar o fuso de horário de volta para o "Horário de Brasília" nas configurações do sistema.

A partir de 2018 e no Brasil, a TZ informa: o horário de verão começa no domingo de novembro que seja "maior ou igual ao dia 1°". Essa regra garante que o primeiro domingo de novembro marque o início do horário de verão, seja ele no dia 4 (como este ano) ou no dia 1° mesmo, como será em 2020.

Se o governo não fizer novas mudanças, o horário de verão deve começar no dia certo para sempre. O fim do horário de verão, porém, exige ajustes ano a ano. A TZ já está atualizada até 2038.


Imprimir