Blog

Vantagens de ter uma estratégia de mídia social

Por  Giovani Sehnen
em Blog
(1 Votar)

Todo mundo sabe que o marketing de mídia social é importante nos negócios, é raro encontrar uma empresa que não enxerga o valor de postar em pelo menos um dos principais canais sociais. Mas, mesmo assim, as marcas frequentemente subestimam seu poder. 

Para que seus esforços de mídia social valham a pena, você precisa de uma estratégia, abaixo listamos algumas vantagens de ser fazer este planejamento.

Cria direção

Sem uma estratégia, é um tiro no pé. Você não faria qualquer outra parte do seu marketing dessa maneira não é mesmo? então por que fazer isso com as mídias sociais?

As pessoas subestimam a estratégia necessária para fazer com que as mídias sociais funcionem, então elas simplesmente lançam qualquer conteúdo e esperam que isso se mantenha. Com uma estratégia implementada, todas as partes de suas mídias sociais podem ser adaptadas às suas metas de marketing e negócios. De suas imagens de perfil e de cada post individual a uma campanha, tudo estará funcionando em conjunto e progredindo em direção ao mesmo objetivo.

O resultado:

Você irá construir consciência de marca e atrair novas perspectivas, ao invés de estar lá apenas porque é o século 21 e você precisa estar na mídia social. E com uma razão para existir, a criação de conteúdo social será mais fácil e mais eficaz.

Você pode medir, relatar e melhorar

Se você estiver lidando com suas mídias sociais no dia-a-dia, o monitoramento tende a cair no esquecimento. Sem monitorar e medir sua atividade e engajamento, você não sabe o que está funcionando e se você não sabe o que está funcionando, pode estar investindo dinheiro em conteúdo ineficaz ou em plataformas totalmente erradas.

Em sua estratégia, você precisa reservar tempo para analisar o desempenho de suas postagens e, em seguida, usar as informações coletadas para orientar seu conteúdo. A estratégia em si atua como uma estrutura e um ponto de referência, portanto, se você vir um padrão entre as postagens que funcionam bem e as que estão fracassando, você pode mantê-la no plano mais amplo e fazer ajustes na origem.

A estratégia também é onde você definirá suas metas, as quais você usará para ver como sua estratégia geral está se desenvolvendo.

O resultado:

Você ajustará suas táticas e isso valerá a pena. Em vez de perder tempo com coisas que não funcionam, ou ficar postando o mesmo material ineficaz, você será capaz de responder dinamicamente ao seu público e você terá objetivos claros para apontar e avaliar seu sucesso.

Tudo é mais eficiente

Criar uma estratégia e pré-planejar seu conteúdo leva tempo, mas isso poupará muito mais tempo a longo prazo.

Ter uma direção clara e suas metas mapeadas alinhadas fará com que você seja mais eficiente. Você estará focado no que precisa fazer e, portanto, gastará menos tempo pensando no que postar ou no rastreamento de conteúdo no último minuto.

Também é mais fácil acompanhar o seu tempo, as postagens sociais não planejadas podem acumular minutos se você não ficar de olho no relógio. Com uma estratégia, você pode reservar um bom tempo e cumpri-lo.

O resultado:

No geral, sua experiência em gerenciamento de mídias sociais será menos estressante. Vai ser muito mais fácil manter o seu orçamento, e você estará economizando tempo em geral, o que você pode usar para criar um conteúdo melhor, analisar seus esforços ou até mesmo "obter um tempo extra" com uma pausa de meditação de cinco minutos.

Você permanecerá ativo

Uma das maiores barreiras ao sucesso da mídia social é a inconsistência, postagens esporádicas e grandes extravasamentos de atividade social seguidos por dias de silêncio.

Esse é o tipo de abordagem que não agrega sua marca a um público social, dificultando a conquista de novos seguidores, ao mesmo tempo em que afasta as pessoas mais velhas. Tais impactos são grandemente diminuídos com uma estratégia - você saberá o que postar e quando postá-lo, assim você nunca sobrecarregará ou deixará seu público morrer de conteúdo.

E, com um calendário pré-planejado, você nunca se arrependerá por perder um grande evento.

O resultado:

Você será capaz de melhor construir e manter sua presença orgânica com atividade constante e sustentada. Além disso, você estará mantendo sua marca fresca na mente de seu público, para que quando eles estiverem prontos para comprar, pensem em você.

Permite campanhas maiores e melhores

Com o planejamento feito, você pode então olhar para ideias maiores, ideias que são muito complexas e demoradas para fazer mas que são relativamente fáceis de montar no estágio de planejamento.

Estamos falando sobre campanhas entre plataformas, marketing de influenciadores e parcerias de grandes marcas. É aqui que a mídia social fica empolgante, se você colocar o tempo para criar algo bom, com uma estratégia considerada para orientá-lo ... bem, você verá os resultados por si mesmo.

O resultado:

Você estará seriamente aumentando seu jogo de mídia social. Maior, melhor conteúdo significa mais engajamento, tráfego, compartilhamentos e seguidores.

Vai mantê-lo consistente

Além da consistência das postagens já mencionadas, você também poderá garantir que as postagens estejam sempre de acordo com a identidade da sua marca, seu tom de voz e seus objetivos.

Sua estratégia pode funcionar como um manual, que qualquer funcionário, agência ou influenciador pode escolher e usar para criar conteúdo que corresponda aos seus padrões de mídia social. À medida que sua equipe muda ou se expande, a nova equipe pode rapidamente se familiarizar com seus ativos sociais. Eles saberão exatamente que tipo de conteúdo postar ou criar, quando fazer e por quê.

O resultado:

Você estabelecerá uma presença social mais consistente e coesa, independentemente de quem esteja escrevendo para a marca. E você economizará tempo enquanto estiver nisso, à medida que as entregas se tornarem mais eficientes e todos puderem recorrer à estratégia se precisarem.

Você estará preparado para tudo

O que acontece quando o pessoal encarregado pela mídia social está fora do escritório? Ficará tudo parado até que eles voltem? Você entrega a tarefa para outra pessoa e espera que ela não estrague tudo?

Nenhuma das alternativas citadas. Com uma estratégia, todos os principais posts já serão criados, se você for realmente organizado, eles também serão agendados e a única coisa que resta a fazer será responder ao seu público, e você terá procedimentos sobre como responder em sua estratégia, cobrindo tudo, desde elogios e consultas a comentários negativos e reclamações.

O resultado:

Você nunca será deixado na mão, mesmo quando o inesperado acontecer. E, com os procedimentos em vigor, você sempre responderá às perguntas e comentários de seu público-alvo, de forma eficaz e eficiente, mostrando a eles que você está lá, se importa e fica feliz em ter uma conversa.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Newsletter

Atendimento

relacionamento@centerdesigner.com
09:00 às 12:00 - 13:30 às 17:00
(47) 3285-2257
(47) 9 8892-8717