Blog

O que precisamos saber sobre o WhatsApp Business?

 O WhatsApp anunciou na quinta-feira (18 de Janeiro) o lançamento do WhatsApp Business. Abaixo está tudo o que você precisa saber sobre ele e como ele irá ajudar sua empresa.

É um aplicativo para Android

O WhatsApp Business é um aplicativo para android projetado para pequenas empresas, usando o aplicativo, as empresas podem criar e gerenciar perfis de negócios, que são como páginas do Facebook para o WhatsApp. Estes contêm informações básicas sobre o negócio, como uma descrição, endereço de e-mail, endereço físico e URL do site.

O aplicativo também fornece ferramentas de mensagens que permitem que as empresas se comuniquem mais facilmente com seus clientes através do WhatsApp. Essas ferramentas incluem a capacidade de configurar mensagens automatizadas de saudação e ausência, bem como definir respostas rápidas para solicitações comuns.

Você poderá utilizar um aplicativo web para gerenciar suas mensagens

As empresas que usam o WhatsApp Business não precisarão usar o aplicativo android exclusivamente para enviar e receber mensagens. Em vez disso, poderão usar um aplicativo web permitindo que eles gerenciem sua presença no WhatsApp na área de trabalho.

Já está disponível em alguns países, em um mês estará no Brasil

O WhatsApp Business já pode ser baixado através da Google Play Store nos EUA, Reino Unido, México, Itália e Indonésia e em breve no Brasil.

O WhatsApp fornecerá dados analíticos

Para ajudar as empresas a entender melhor suas atividades do WhatsApp Business, o WhatsApp lhes dará acesso a dados analíticos, como o número de mensagens lidas. Embora pareça que a funcionalidade analítica será bastante rudimentar para começo, dada a experiência do Facebook e Instagram, esperamos que essa seja uma área que seja desenvolvida ao longo do tempo.

As contas comerciais serão designadas como tal

As empresas que configuram perfis usando o WhatsApp Business terão seus perfis rotulados como perfis de negócios para que os usuários do WhatsApp que interagem com esses perfis compreendam que estão interagindo com uma empresa. 

O WhatsApp também está verificando alguns perfis de negócios confirmando que o número de telefone na conta corresponde ao número de telefone da empresa. As empresas verificadas apresentam um rótulo que indica que foram verificadas.

As empresas não podem se comunicar com todos os usuários

As empresas que usam o WhatsApp Business não poderão entrar em contato com os usuários do WhatsApp sem permissão. Em vez disso, os usuários devem optar por receber comunicações da empresa. Isso significa que as empresas que desejam colocar a plataforma de mensagens em bom uso precisarão desenvolver estratégias de marketing e engajamento que promovam tal ativação. 

Os recursos pagos provavelmente virão

No ano passado, o diretor de operações da WhatsApp, Matt Idema, disse ao Wall Street Journal que a empresa planeja lançar funcionalidades pagas para as empresas. Idema não revelou que tipos de recursos, mas é lógico supor que, pelo menos inicialmente, o WhatsApp irá segmentar recursos pagos para empresas maiores que são mais propensas a adquirir.

Então, as empresas devem participar do WhatsApp Business?

O WhatsApp é uma plataforma incrivelmente atraente para empresas. Com mais de 1,3 mil milhões de usuários, se tornou uma das plataformas sociais mais populares para os comerciantes. Os usuários do WhatsApp também estão incrivelmente envolvidos, enviando mais de 55 bilhões de mensagens por dia.

Com um uso assim, não é surpresa que alguns comerciantes estejam encontrando sucesso usando o WhatsApp . Por exemplo, a Morning Consult diz que 80% das pequenas empresas da Índia e do Brasil que estão no WhatsApp indicam que a plataforma de mensagens está ajudando-os a se comunicar com seus clientes e a expandir seus negócios.

Claro, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens, então não é bem como o Facebook e Instagram e não deve ser tratado da mesma forma. Também é mais popular em alguns países do que outros, o que influenciará de forma realista o quão bem-sucedido que qualquer negócio em particular estará na plataforma.

Por exemplo, o WhatsApp é muito mais popular na Índia do que nos EUA. Portanto, a capacidade das empresas de obter com o uso do WhatsApp Business provavelmente será baseada em parte na popularidade do WhatsApp, onde eles estão localizados.

No Brasil não há dúvida que será uma ferramenta essencial para expandir sua empresa, claro, fazendo bom uso e não exagerando da plataforma.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Newsletter

Atendimento

relacionamento@centerdesigner.com
(47) 3285-2257
Seg. a Sex. das 08:30 às 12:00 - 13:30 às 17:00