Blog

O que é um certificado SSL e como ele pode ajudar seu site

Por  Giovani Sehnen
em Blog
(1 Votar)

Você pode estar se perguntando: "Por que meu site é exibido como um site não seguro no Google Chrome?"

A resposta é porque você não tem um certificado SSL que converta suas páginas em páginas HTTPS seguras e criptografadas. Algumas pessoas podem pensar que não há necessidade de um certificado SSL se o site não for usado para armazenar ou processar informações confidenciais.

Isso poderia ser verdade há uma década atrás, hoje não mais.

Quando os visitantes veem a tag "Não seguro" que acompanha a falta de um certificado SSL, eles têm menos probabilidade de permanecer no seu site ou interagir com sua empresa.

Neste post, abordaremos o que é um certificado SSL e como ele pode ser usado para ajudar seu website.

O que é um certificado SSL?

Certificados SSL são arquivos de dados que adicionam uma chave criptográfica juntamente com os detalhes da empresa, seu significado é Secure Sockets Layer .

Em termos leigos, os certificados SSL associam um nome de domínio, nome de servidor ou nome de host a um nome e local da empresa.

Quando eles são instalados em um servidor web, eles ativam um cadeado que mostra que uma conexão segura está presente entre um navegador e o servidor.

Esses cadeados, que são adicionados à maioria dos seus sites favoritos, são parecidos com isto :

Eles indicam aos visitantes do site que o proprietário de um site está criptografando conexões na página, o que contribui para uma experiência mais segura.

Geralmente, os SSL's podem ser usados ​​para proteger transações, logins e transferência de dados.

Quando você abre um certificado SSL, geralmente será assim:

Esse certificado específico lista quem foi emitido, de quem foi emitido e as datas válidas de e para. Dessa forma, os visitantes do site não precisarão adivinhar se sua página é segura, protegida ou legítima.

Como funciona um SSL?

Quando você acessa um site, o navegador ou servidor solicita que seu servidor revele sua identidade. Um servidor com um certificado SSL envia ao navegador ou servidor uma cópia para revisão.

Em seguida, o navegador ou servidor verificará se ele confia ou não no certificado. Em caso afirmativo, ele retransmite a mensagem de volta para o servidor. Após isso, o mesmo envia de volta uma confirmação assinada digitalmente e uma sessão criptografada por SSL é iniciada. Dados criptografados e protegidos são então compartilhados entre o navegador e o servidor.

Os benefícios de usar certificados SSL são enormes. Para começar, o SSL torna a navegação mais segura para seus clientes, gera confiança e impulsiona as conversões e protege os dados internos e do cliente.

Eles também ajudam você a ter uma classificação mais alta no Google.

Por que HTTPS?

HTTPS significa Hypertext Transfer Protocol Secure. É um protocolo de camada de aplicativo que foi criado para transferir e receber dados pela Internet. Em comparação com o simples antigo Hypertext Transfer Protocol, ou HTTP, o HTTPS criptografa toda a comunicação entre um navegador e um site.

O S adicionado em HTTPS é muito mais que uma letra.

Isso significa que os dados enviados por meio de uma conexão HTTPS são convertidos em um código quase impenetrável para evitar que hackers não autorizados coloquem as mãos nele.

E mesmo se o fizerem, não serão capazes de entender ou entender o sentido. A criptografia pode receber uma mensagem simples, como "olá", e transformá-la em um código não identificável, como "6EB6957008E03CE4".

Um protocolo de camada de aplicação não discrimina quando se trata de como as informações são transferidas entre as fontes, para que todos os visitantes do site sejam tratados com segurança igual.

O HTTPS é comumente usado por sites de comércio eletrônico para garantir transações seguras para clientes na compra de produtos.

A importância e as vantagens do SSL

O principal objetivo do Google é fornecer aos usuários opções de navegação seguras. É por isso que eles incentivam os proprietários de sites a fazer a migração para HTTPS. Na verdade, o Google agora está marcando todos os sites não HTTPS como inseguros.

E se você vender produtos ou serviços do seu site, um selo de aprovação HTTPS poderá ajudar você a vender ainda mais.

Pense nisso: você hesitaria se estivesse pronto para comprar algo e viu um cabeçalho como "Pagamento seguro"? Provavelmente não.

Mas se você visse algo em uma página de checkout mencionando que as coisas não estavam “seguras”, você provavelmente teria ido mais rápido do que uma peruca em um furacão.

Depois de ter um certificado SSL e um protocolo HTTPS, não tenha medo de mostrá-lo aos seus clientes e se gabar disso para ajudar a aumentar as vendas e a transparência.

Como o SSL pode ajudar seu SEO e conversões

O Google recompensa os URLs com protocolos HTTPS por serem seguros, o que lhes dá um impulso menor de SEO em comparação aos sites sem eles.

Isso significa aumento de classificações e mais dados de referência.

Os dados de referência são preservados quando passam por sites HTTPS, o que também pode ajudar a aumentar os canais do mecanismo de pesquisa.

Os rankings continuarão a aumentar ao longo do tempo se seu site operar em HTTPS, pois os visitantes sempre poderão ter certeza de que a navegação em seu site é segura.

Tipos de certificados SSL

Ao escolher um certificado SSL, você precisa escolher o que funciona melhor para você e seu site.

Existem três tipos principais de certificados SSL.

  1. Certificados validados por domínio (DV SSL)
  2. Certificados de Organização Validada (OV SSL)
  3. Certificados de Validação Estendida (EV SSL)

Certificados DV SSL são emitidos quase que imediatamente, e nenhuma documentação da empresa é necessária para obter um.

Nenhuma identidade da empresa é exibida neste tipo de certificado SSL, exceto informações de criptografia, mas é suficiente para ativar o cadeado "seguro" no seu URL.

Embora não haja dúvida de que suas informações serão criptografadas ao visitar um site com um certificado DV SSL, não há como os clientes verificarem quem está no outro lado dos dados.

Estes certificados são os mais fáceis e rápidos de obter, e são também os mais baratos. Mas eles são os menos seguros de todos os certificados SSL.

Se você tiver apenas um pequeno site ou fórum pessoal que precise de alguma criptografia adicional, um certificado DV SSL é uma escolha sólida.

Os certificados OV SSL são mais seguros que os certificados DV SSL, mas menos seguros que os certificados EV SSL. Eles também estão geralmente no meio dos dois, quando se trata de custo.

Eles são emitidos em alguns dias e exigem que você:

  • Autentique sua organização
  • Prove seu direito de solicitar uma certificação

Quando você obtiver um certificado OV SSL, o cadeado "seguro" será adicionado ao seu URL, bem como algum tipo de selo do site, dependendo de onde você o comprou.

Certificados EV SSL, por outro lado, exigem várias etapas antes que possam ser obtidos. Para obter um certificado EV SSL, você deve geralmente:

  • Verifique a existência legal da sua empresa
  • Verifique se a identidade da sua empresa corresponde aos registros oficiais
  • Verifique se a sua empresa tem o direito de usar o domínio listado no certificado EV SSL
  • Verifique se sua empresa autorizou a emissão do certificado SSL

Os certificados EV SSL são mais difíceis de obter em comparação com outros tipos, mas são mais seguros do que os certificados DV SSL e OV SSL.

Você sabe exatamente quem está do outro lado do site com esse tipo de certificado.

Esses certificados geralmente são emitidos dentro de vários dias e são os mais caros de serem obtidos. O nome da empresa é exibido na URL ao lado do cadeado "seguro" e sua barra de endereços também pode ficar verde.

Se você tem um site de comércio eletrônico ou lida com pagamentos com cartão de crédito e outros dados confidenciais regularmente, você precisa de um EV SSL para máxima segurança.

Qual é o melhor certificado SSL?

Embora todos os três tipos diferentes de certificados SSL sejam melhores que nenhum certificado, é necessário escolher aquele que funciona melhor para o orçamento e as necessidades de seu site.

Na Center Designer todos os projetos ganham o DV SSL gratuitamente.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Newsletter

Atendimento

relacionamento@centerdesigner.com
(47) 3285-2257
Seg. a Sex. das 08:30 às 12:00 - 13:30 às 17:00