Blog

Experiência do usuário

Por  Giovani Sehnen
em Blog
(1 Votar)

Não é necessário dizer que a mistura de uma bem pensada experiência do usuário com um design visual atraente é uma deliciosa receita de um website. Quando a experiência do usuário é pensada e bem feita se torna invisível mas quando ela é mal feita, pode resultar em clientes insatisfeitos, perda de receita e até mesmo no fracasso do projeto. Você até pode ter o produto web mais elegante (seja um website ou um aplicativo), mas esses recursos visuais irão continuar a ser limitados se os seus clientes não descobrirem como eles deveriam interagir com ele.

A realidade é que os visitantes não devem ter que pensar sobre como usar o seu site, isso é responsabilidade do UX designer e acredite em nós quando falamos que uma vasta pesquisa, pensamento e planejamento vai garantir que os seus usuários tenham que pensar tão pouco quanto possível e serão guiados sem esforço ao longo de cada página.

Experiência do usuário é uma estratégia

A experiência do usuário é a base de qualquer design centrado no usuário, mas é particularmente importante para sites complexos ou de grande alcance que reúna uma série de informações e/ou características diferentes.

Sites complexos ou avançados, incluindo sites de mídia social, sites de comércio eletrônico e sites da classe empresarial são todos excelentes exemplos de produtos web que exigem estratégia UX como uma fundação.

Do lado do cliente um site bem arquitetado irá incentivar visitas mais longas, aprofunda o envolvimento e têm um impacto direto nas métricas de conversão. Já pelo lado do negócio tal ação aumenta a conversão e os impactos positivos em sua empresa. Ele também vai reduzir as necessidades de manutenção e suporte, bem como o tempo e os custos envolvidos com o trabalho administrativo, o desenvolvimento futuro e/ou expansão.

Perfis do usuário

Parece óbvio, mas boa experiência do usuário é sobre o usuário. A fim de projetar interfaces de forma eficaz para os seus clientes, é essencial entender quem eles são e como eles querem interagir com o seu produto web. Este é o lugar onde o conceito de perfis de usuário se encaixa. Desenvolvido através de processos de pesquisa de dados e análise do cliente, perfis de usuário são usados para representar os diferentes tipos de grupos de usuários que sua empresa atende. Ao compreender os fatores demográficos, incluindo hábitos, atributos e necessidades desses grupos de usuários é possível desenvolver um projeto relevante, altamente segmentado desenvolvido especificamente com estes usuários em mente.

Fluxo de usuários

Com um perfil de usuário em mão é possível não só entender quem são seus clientes, mas como eles são propensos a se envolver com o seu produto web. Fluxos de usuários é onde você começa a considerar como seus clientes se moverão através de suas páginas web. Os objetivos de seu negócio irá desempenhar um fator vital na determinação de como você deseja que cada grupo de usuário se interaja.

Tenha em mente que o usuário pode chegar em sua página inicial em diferentes formas, cabe ao UX designer desenvolver um método que acomode o usuário e faça-o chegar na ação que você deseja sem muito esforço.

Com esse entendimento cuidadosamente desenvolvido de perfis de usuário e fluxos de usuários, o processo de estruturação da página do site pode começar.

A estrutura

Agora que você já organizou as informações do seu site a nível estrutural é hora de começar a planejar como o site irá se comunicar com suas principais informações e metas. O modelo esquemático ou página é um guia visual que deve considerar a hierarquia de informações, a disposição dos elementos de design, funcionalidade e um fluxo ininterrupto de comportamento do usuário para chamar à ação.

O objetivo é criar uma experiência simples e intuitiva para os usuários identificados. O UX designer pode garantir que cada página e cada elemento na página comunique-se com as informações que um usuário precisa de uma maneira lógica e natural.

Lembre-se que a simplicidade não é rápida ou fácil mas o resultado é um projeto que não é construído em suposições ou intuição mas em informação precisas e uma profunda compreensão da marca e objetivo. Esta abordagem holística e totalmente necessária fornece resultados muito superiores.

Via @isadoradesign.com

Newsletter

Atendimento

09:00 às 12:00 / 13:30 às 17:00
suporte@centerdesigner.com
(47) 3288-8895