Blog

Erros que sua empresa não deve cometer nas redes sociais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As redes sociais são mais do que canais de entretenimento, elas são consideradas grandes e fortes ferramentas para o marketing de sua empresa.

Por isso, atuar de forma errada em uma delas (ou até mesmo em todas), ou passar por cima do que aparentam ser pequenos detalhes, podem por abaixo toda a sua estratégia de divulgação e relacionamento com os clientes.

Juntamos abaixo alguns erros que sua empresa não deve cometer nas redes sociais, com o intuito de lhe ajudar a passar na frente dos concorrentes e ter um desenvolvimento e gerenciamento muito mais promissor e profissional.

Não planejar

Como tudo na vida, o planejamento do que você espera alcançar nas redes sociais também deve ser feito.

Ignorar o planejamento é como montar um time perfeito, com atletas de ponta e não direcioná-los para os melhores caminhos do que fazer e talvez, até mesmo, como fazer.

Não adianta simplesmente montar os perfis da sua empresa e deixar com que a coisa ande sozinha, pois ela não sairá do lugar. É preciso planejar e para isso, sentar com sua equipe, bolar uma estratégia e seguir no foco do que deseja é o melhor caminho para um retorno promissor.

Qual público e qual conteúdo?

Aqui está outro erro de muitas empresas que entram para as mídias sociais. Assim como o erro de não planejar, que comentei acima, saber qual o público que deseja atingir e qual o conteúdo para esse público é crucial.

Esse erro não pode existir e essa opção deve ser preparada junto com a opção de planejamento.

Pesquisar, montar e descobrir quais são suas personas e a partir disso preparar conteúdo exclusivo para elas é a parte mais relevante de todo o processo. Caso contrário, como você vai saber o que compartilhar? Para quem compartilhar? O que falar? Como falar?

Tudo isso deve ser mensurado, é um trabalho segmentado que trará a você pessoas reais e interessadas no seu produto ou serviço.

Não seguir a comunicação de sua empresa

Se sua empresa está com um visual bacana, com uma comunicação completa, não deixe de passar tudo isso para os perfis nas mídias sociais.

Ter uma foto de perfil, capa e comunicação voltada a mesma comunicação de sua empresa, irá oferecer muito mais segurança para o cliente e lhe firmará muito mais no mercado.

Você já visitou, por exemplo, o site de uma empresa e depois o perfil da mesma na rede social e simplesmente, por não ter a mesma comunicação, ficou com o pé atrás? “Será que é a mesma empresa?” “Que estranho parece outra coisa!”.

Esse tipo de situação acontece muito e pode lhe fazer perder espaço e público na internet.

Caso ainda não tenha uma comunicação visual completa, vale procurar por um profissional. Em alguns casos, o profissional pode fazer a comunicação visual e junto já preparar capas e fotos de perfil seguindo a mesma linha de comunicação criada.

SPAM

Lembre-se o público que está nas redes sociais não é um público que está interessado em comprar algo. Ele está ali para se entreter com algo e esse algo pode ser um conteúdo de qualidade de sua empresa ou do concorrente.

Evite sobrecarregar seus canais com conteúdo de vendas, com informações excessivas sobre sua marca ou produto. Forneça conteúdos envolventes, diferentes e que as suas personas buscam.

Seu público está ali para ser informado, para ter experiências e não para vendas insistentes.

Trabalhar com conteúdos insistentes pode assustar seus seguidores e mandá-los para longe de seus canais.

Abusar nas Hashtags

As hashtags tiveram início no Twitter e aos poucos foram migrando para outras redes sociais, como Facebook e Instagram.

Elas podem filtrar seu conteúdo por tema e mostrar para quem procurar por ele; o que faz das hashtags uma prática muito recomendável, desde que utilizada da melhor forma.

Muitos ao fazerem uma postagem erram na quantidade de hashtags e ainda colocam todas por último, ao final do texto.

A melhor forma é espalhá-las pelo texto, através de palavras chave relacionadas a publicação e não exagerar na quantidade, entre 2 e 3 já estão de bom tamanho.

Postar em qualquer mídia social

Existem “n” redes sociais hoje na internet e descobrir qual a melhor para o seu negócio, pode e fará toda diferença.

Evite estar em uma determinada rede social só porque todo mundo está, talvez ela não seja exatamente a melhor para sua empresa ou tipo de negócio.

Por exemplo, se você vende seu produto somente para outras empresas (B2B), estar no Instagram ou no Facebook, pode ser um gasto desnecessário; provavelmente o seu público estará no Linkedin.

Por isso fique atento e não abra perfis em todas as mídias simplesmente para estar em todas elas, lembre-se… Planeje e encontre a melhor opção para o seu negócio, caso contrário, pode se tornar uma grande dor de cabeça, você pode não dar conta de estar em todas elas e ainda ao final, não ter o resultado que espera.

 



Quero receber mais conteúdo

© 2020 Center Designer. Todos os direitos reservados.